sexta-feira, 29 de maio de 2009

ENTREVISTA PERFIL DO CONTADOR

Na linguagem humana observamos duas modalidades, oral e escrita, que estabelecem relação entre emissor e receptor. Assim, dizemos que elas se completam e cada uma delas possui características próprias.

A modalidade é percebida pela audição, apenas os sons (fonemas) são percebidos. Vale ressaltar que o fonema caracteriza-se por estabelecer a diferença entre uma palavra e outra e só pode ser percebido pelos ouvidos, por isso é uma característica específica da fala e não da escrita.

É nessa modalidade que percebemos no vídeo apresentado na entrevista com o Contador Sr. Edmar Sombra Bezerra uma linguagem em que há contato direto do emissor com o receptor, criativa, espontânea, sem muita preocupação com as formas linguísticas. O entrevistado usa o nível coloquial, do cotidiano, utilizado pelos falantes medianamente escolarizados e pelos meios de comunicação em massa, sem formalidades e requinte gramatical, fez uso de termos técnicos e percebe-se também um estilo próprio com um pouco de sotaque cearense, o que destaca o dialeto da sua cidade natal, Beberibe no Ceará

0 comentários: